Publicidade

Como engajar colaboradores criativamente

Músico Tinie Tempah, editora Versha Sharma e ator e esportista Georges St-Pierre compartilharam seus exercícios criativos durante a pandemia

Thaís Monteiro
5 de novembro de 2021 - 17h00

A pandemia da Covid-19 expôs o desafio de continuar produzindo em meio a uma crise sanitária e, por vezes, distantes dos colaboradores. Não foi diferente para criativos. No painel “Criatividade em 2022”, o músico Tinie Tempah, editora chefe da Teen Vogue Versha Sharma e ator e ex-jogador de UFC Georges St-Pierre, debateram o tema.

Tinie Tempah, Versha Sharma e Georges St-Pierre em painel no Web Summit 2021 (Crédito: Reprodução/Web Summit)

Apesar de concordarem que a criatividade é algo muito único e subjetivo, os presentes compartilharam suas rotinas para estimular ela. Tinie trabalha seus sentidos e corpo pela manhã, com exercícios para liberar serotonina, leitura para alimentar o cérebro e meditação para tranquilizar a mente e organizar pensamentos.

Georges exercita a criatividade buscando referência e conselhos de pessoas mais experientes em ambas as suas profissões e tenta aprender, também, dos erros dos demais. “Tento aprender tanto quanto posso de meus predecessores”, disse.

Já para Versha, o período serviu como uma espécie de obrigação para que todos pausassem e refletissem, além de ter mostrado o valor do descanso, de sentir o redor, responder questões internas que a rotina corrida anterior não permitia. Além disso, ela passou a buscar criatividade em indústrias diferentes da sua. Arrumar tempo para fazer coisas orgânicas e se distanciar da negatividade dos números ajudou o cantor a ser mais criativo e efetivo.

Grande parte do poder criativo vem da colaboração com um time, pontuou Versha. Assim, a editora-chefe buscou estar em contato com cada colaborador, procurando manter as relações vivas, se certificando de que todos estavam bem e empoderando-os. ” Eu entendi que, em redações, quando você permite seu funcionário trabalhar em histórias e questões pelas quais eles se interessam, saem as melhores reportagens”, dividiu.

Nessa linha, Tinie contribuiu contando que montou um hub em sua casa para que os colaboradores de sua distribuidora pudessem recorrer quando precisassem de um espaço para trabalhar em coisas que eles gostam e se distrair de problemas pessoais advindos da pandemia. “Disse para eles: ‘se trabalharmos muito e não focarmos no negativo, vamos estar fora dessa pandemia com muito produto. Não vamos sentir que não fomos produtivos e que teremos que recomeçar quando as coisas voltarem ao normal’. Muitas coisas aconteceram e ter uma estrutura de suporte para ajudar pelos olhos do trabalho criativo não prejudica ninguém”, explicou.

A palestra terminou com um tom de inspiração quando Georges lembrou a todos que nunca é tarde de se reinventar e seguir uma carreira criativa. Ele era lutador e hoje é ator. Esteve, inclusive, na série Capitão América e o Soldado Invernal, da Marvel.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio