Reddit: o poder de comunidades engajadas para a publicidade
Para Jen Wong, COO do Reddit, comunidades que estabelecem conversas autênticas são porta de entrada para diferentes tipos de anunciantes
Para Jen Wong, COO do Reddit, comunidades que estabelecem conversas autênticas são porta de entrada para diferentes tipos de anunciantes
Giovana Oréfice
4 de novembro de 2021 - 11h29
O início do último dia do Web Summit foi marcado pela presença de Jen Wong, COO do Reddit. O bate-papo mediado por Sara Fisher, repórter de mídia da Axios, aconteceu no palco central do evento e explorou questões acerca de segurança, privacidade e publicidade. A plataforma nasceu há 16 anos e conta com fóruns, nomeados de comunidades, que reúnem temas e discussões diversas: um elemento poderoso para criação de oportunidades para marcas. Ainda, com a diversidade de formatos crescentes, o Reddit encara o desafio de integrar conversas reais aos novos meios, enquanto mantém seu core: incentivar conversas e conexões autênticas e reais.
“O Reddit teve altos e baixos ao longo dos anos em sua jornada, mas realmente se renovou quando Steve, nosso cofundador e CEO, voltou entre 2015 e 2016. A nossa visão sempre foi a mesma, que é como a promessa original da Internet: conectar pessoas com base em seus interesses”, explicou Jen. A plataforma reúne hoje mais de 100 mil comunidades ativas. A pandemia mudou os interesses das pessoas e o Reddit viu isso de perto, uma vez que, conforme explicou a COO, a rede é um compilado das experiências humanas há 16 anos. Comunidades sobre o coronavírus, por exemplo, atingiram 4 milhões de usuários em busca de informação. Segundo Jen, a busca de temas por tudo o que a sociedade viveu e continua vivendo teve alta, como homeschooling e investimentos.
“Tudo em torno do nosso negócio em publicidade é construído sobre a ideia de que comunidades apaixonadas conduzem ações, independentemente do formato. Tratamos o Reddit como um espaço realmente flexível para que as pessoas sejam criativas”, disse, reforçando que a criatividade não engloba só o entretenimento, mas sim todos os segmentos, de jardinagem a marcearia. “Os anúncios são construídos com base nessa intenção, porque quando você vem para o Reddit, você se conecta com as pessoas por interesse. Quem você é não importa. Na verdade, é irrelevante”.
Jen ressaltou ainda que o conteúdo e os debates formados na plataforma são tão confiáveis e autênticos que cultivam uma legião de consumidores de qualidade, que compram mais e que são mais fiéis às marcas, em uma quantidade gigantesca: o Reddit reúne, diariamente, mais de 50 milhões de usuários com interesses dos mais diversos e refinados, abrindo espaço para todos os tipos de marcas.
Recentemente, o Reddit foi avaliado em US$ 700 milhões em valor de mercado depois de uma rodada de investimentos. Sara Fisher abordou a questão de se tornar uma empresa de capital aberto, devido às especulações do mercado, porém, a COO não comentou sobre o assunto. Apesar disso, revelou planos de crescimento. Ela afirmou que a plataforma deverá continuar investindo em novos negócios e ferramentas, sobretudo para fortalecer a presença de comunidades locais. Além disso, ela apontou caminhos otimistas para anunciantes: “Acho que teremos muito mais anunciantes no Reddit, e de todos os tipos. […] A ideia é ser um ambiente confiável e altamente engajado, onde você está procurando informação em vez de apenas rolar um feed”, declarou.
Quando questionada sobre a segurança dentro da plataforma, Jen disse que isso está no radar do Reddit. Ainda que tenha ação ativa na moderação de conteúdo, a plataforma divide responsabilidade com os próprios usuários, que estabelecem um conjunto de regras e, de certa forma, atuam também no controle do que é postado. A executiva comentou que os momentos mais difíceis são quando o diálogo aberto esbarra em comportamentos que violam as diretrizes, como quando há incitação de violência e discursos de ódio.
A relação de confiança com os usuários se mantém também quando o assunto é privacidade, uma vez que não precisam fornecer dados e informações pessoais para ter acesso às comunidades — o contrário do que muitas empresas de tecnologia fazem. O tema ainda foi estendido para a publicidade, segmento no qual o uso de dados é fundamental. “Não acho que construir um negócio de publicidade que respeite a privacidade deva ser contraditório. Acredito que eles possam codificar isso. Temos um esquema de publicidade eficaz, que não é construído em torno de suas informações pessoais”, completou.
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