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Marketing de influência sem influenciadores

Entre as startups de influência presentes no Web Summit, nenhuma é dirigida por um influenciador e isso é um problema que nossa indústria precisa encarar


3 de novembro de 2021 - 15h07

Voltávamos do almoço quando avistamos a multidão aglomerada (obrigada, ciência!) já sem espaço para se acomodar, aguardando pelo primeiro painel do Web Summit que abordaria o tema que aparece pelo menos uma vez em cada pavilhão: Influência.

O Web Summit 2021 é a volta do público presente no evento após 2019 (Créditos: Divulgação)

No palco havia representante de plataforma de influência e influenciador e cada um apontava a Influência de 2022 para um caminho. Do lado do influenciador: parceiras de longo prazo, autenticidade, criação nativa, relacionamentos que possuam fit entre talento e marca, básico que todo talento deve saber.

Já do lado da plataforma, falas como “influência é mídia” ou “você pode pagar influenciadores com produtos” mostrava que muitos profissionais de marketing de influência possuem pouca visibilidade e profundidade sobre o que realmente é o trabalho de um influenciador. E não, não é fazer 1 post e 3 stories e tentar salvar o KPI
da sua campanha.

O marketing de influência foi forjado pela publicidade. Bebe das suas métricas e se apresenta como resultado através de alcance. Mas para uma indústria que já fatura bilhões todos os anos, será que os influenciadores não deveriam protagonizar mais o business em torno do seu próprio talento?

Fui vasculhar as startups de comunidades e redes sociais e nenhuma delas é dirigida por um influenciador. De todos os painéis sobre influência do evento, poucos tem a presença de influenciadores, profissionais essenciais para que possamos entender qual é o estado da ponta que deveria ser a mais forte e essencial do marketing de
influência.

Quantas vezes você lidou com problemas operacionais em campanhas de influência simplesmente porque os talentos nem se quer foram ouvidos. Quantas vezes você ouviu de uma agência de influência que o “influenciador é difícil” e quantas vezes você foi checar para saber se não era a agência que não sabia o que precisava pedir ao talento?

Sem influenciadores não existe marketing de influência. Ou abrimos espaços para que eles se sentem à mesa conosco ou destruiremos mais um ecossistema que tinha tudo para dar frutos por décadas, mas que vem sendo degradado por práticas ultrapassadas.

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