Publicidade

No Web Summit, a VidMob está ON

A empresa estará presente em mais uma edição do Web Summit, considerado o maior evento da Europa de empreendedorismo, tecnologia e inovação


27 de outubro de 2021 - 18h56

A VidMob estará presente em Lisboa em mais uma edição do Web Summit, considerado o
maior evento da Europa de empreendedorismo, tecnologia e inovação.

Imagem do Web Summit 2019, último ano em que o evento foi presencial até o de 2021 (Crédito: Talita Moraes)

Após esse longo período de pandemia, que muitos chamam game changer, estamos de volta ao mundo físico com muita energia. Os meses de clausura e quarentena, trabalho remoto e distanciamento nos ensinaram muito mais do que era suposto aprender diante de uma situação tão dramática quanto desafiadora. Se por um lado a sociedade perdeu um longo período de convívio social, por outro, se viu forçada a avançar naquilo que já era previsto: a digitalização.

Nunca se avançou tanto em tão pouco tempo no desenvolvimento de softwares, aplicativos, equipamentos com funcionalidade remota e tudo aquilo ligado à internet das coisas. O consumo, cujas previsões apontavam retração, ganhou escala na mesma velocidade em que novos consumidores passaram a arrastar o dedo nas telas de seus smartphones fazendo suas primeiras compras em ambiente digital. E as entregas chegaram durante a pandemia. Em alguns lugares até por drones!

Esse movimento disruptivo e transformador trouxe uma série de desafios às empresas. Principalmente quanto à necessidade de avançar rapidamente no e-commerce e atender o consumidor que perdia o medo de embarcar na jornada digital. E para fazê-lo, era preciso entender quem era esse consumidor, onde estava, o que procurava, para depois segui-lo. As ferramentas de marketing baseadas em cookies (os rastros digitais) ajudaram as empresas a direcionarem seus anúncios aos potenciais consumidores.

Mas havia um processo em andamento com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados, que desmontaria a facilidade de registrar esses rastros deixados por usuários da internet e das redes sociais. Era o anúncio do fim dos cookies. O desafio se tornaria ainda mais inquietante porque o Google já havia anunciado que não daria mais suporte aos cookies de terceiros em seu navegador, visando a privacidade do usuário. Medidas que impactam diretamente no canal de vendas do Marketing Digital.

Essas campanhas direcionadas por ferramentas baseadas em cookies sempre trabalharam bem, mas dentro de uma bolha. A empresa oferece seu produto para quem supostamente estava em busca dele e potencializa sua conversão, mas só atinge esse lead. Já uma campanha desenvolvida com base em inteligência artificial (IA), fura a bolha e vai além. A IA oferece a esse interessado e também ao seu vizinho que não pesquisou o produto, mas que ao ser impactado por uma campanha produzida com inteligência criativa, converte. Se um processo chega ao fim por questões de privacidade, o outro amplia o leque de ações, interações e conversões. Tudo isso acontecendo em meio à pandemia do Covid-19 e ao crescimento do e-commerce.

A pandemia nos forçou a buscar saídas inteligentes para questões que já batiam à nossa porta. Muitas das respostas surgiram em edições passadas do Web Summit, apresentadas como ideias à frente de seu tempo. Distantes fisicamente, percebemos quantos avanços poderiam ocorrer em tantos segmentos à nossa volta e como esse ambiente de sinergia e troca de ideias é fundamental para que eles ocorram. E não apenas para o mundo tech.

Esse encontro apresenta alguns desafios que nos fazem olhar para questões de meio ambiente a causas sociais. Desde uma visão macro, preocupados com o que acontece do outro lado do mundo, a uma observação de nosso ambiente de trabalho. O quão transformadores e acolhedores podemos nos tornar e como a soma das diferenças contribui
para uma visão de mundo mais coerente, mais equilibrada, tornando nossas escolhas ainda mais desafiadoras.

É por isso que, para nós da VidMob, um encontro capaz de compartilhar tanta energia criativa, tantos insights tecnológicos, tantos novos caminhos a serem percorridos não trata apenas de tecnologia. Vai além. O presidente português Marcelo Rebelo de Souza, ao encerrar a edição do ano passado, afirmou: “Web Summit não é só sobre tech e digital. É sobre temas maiores, é sobre o futuro da humanidade”. E é isso que nos fala alto ao coração: o futuro e como podemos deixar, para além de nossos rastros digitais, um mundo cada vez mais humano e acessível.

A VidMob participará do evento como expositor e acompanhará um grupo de clientes e parceiros em sua jornada de imersão nas mais atualizadas tendências do mundo Tech. Traremos nossa impressão sobre algumas dessas novidades durante o evento. Para estar ao seu lado, a VidMob está sempre ON.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio