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Como construir marcas na era digital?

Uma seleção de 10 palestras do Web Summit 2019 que nos ajudam a responder essa pergunta


11 de novembro de 2019 - 9h48

Web Summit 2019 (Crédito: Sam Barnes/ Web Summit)

O Web Summit, é um dos maiores eventos sobre tecnologia e inovação do mundo. São quase 1200 palestrantes, 2 mil startups e mais de 70 mil participantes. Gente de todo o lugar do mundo, 163 países pra ser mais exato. Discussões sobre AI, 5G, blockchain, privacidade, dados tomaram conta de Lisboa por quatro dias.

No meio de todo esse caos, eu tinha um objetivo claro. Entender melhor como unir criatividade e tecnologia pra mudar a forma como nos conectamos com os consumidores e geramos crescimento pro negócio.

Já sabemos que os consumidores estão mais exigentes, mais imediatistas e cada vez menos leais às marcas. E que a formação da percepção da marca vem cada vez menos de propaganda e cada vez mais da experiência que eles vivem em todos os seus pontos de contato.

Portanto, desenhar e entregar experiências marcantes em toda a jornada de consumo é um dos maiores desafios dos profissionais de marketing.

Mas a pergunta que fica é, como fazer isso?

Se você também está buscando respostas para essa pergunta, fiz um compilado do que vi de mais interessante nos 4 dias de evento em Lisboa. Uma curadoria de 10 palestras (das mais de 1.000 que fizeram parte do evento) que apresentam ângulos diferentes sobre o impacto da tecnologia na construção de marcas.

Mais do que fazer um breve resumo de cada uma, trouxe os links para que você possa assistir (na íntegra) cada uma delas. Enjoy!

1. How does your brand sound? Fine tuning for voice assistants

Daniel Leyser, CEO da MetaDesign, mostra a importância de ter uma estratégia clara de construção da personalidade da marca usando a voz. Principalmente no contexto em que assistentes virtuais e plataformas de áudio ganham cada vez mais popularidade. Assista aqui.

2. Why the future belongs only to the imaginative

Brian Collins, CCO & founder da Collins, apresenta sua visão de que uma marca é uma promessa entregue de forma consistente ao longo do tempo. E que as marcas deveriam parar de tentar convencer as pessoas a amar algo e passar a criar algo que as pessoas amam. Assista aqui.

3. Catching feelings: the strength of experience

Alicia Tillman, CMO da SAP, fala sobre a importância de combinar o poder da tecnologia com a emoção humana para gerar experiências personalizadas e marcantes. E isso é crucial num cenário em que os consumidores estão cada vez mais exigentes.

Assista aqui.

4. Immersive entertainment: the next generation

Mike McGee, Co-founder & CCO da Framestore, apresenta as mais recentes tecnologias de produção de conteúdo que as marcas podem usar para criar uma experiência de entretenimento mais imersivo. Assista aqui.

5. Machine learning will make marketing more human

Kristin Lemkau, CMO do JPMorgan Chase, mostra como ela está utilizando a tecnologia para estabelecer uma relação mais humana e criar mais valor para os seus clientes. E como isso vem trazendo resultados. Assista aqui.

6. Knowing your customers: easy to say, so hard to do

Edwina Dunn, CEO da Starcount, enxerga as midias sociais como um painel massivo e always on de dados. E mostra como as marcas podem usar esses dados para entender os seus clientes e criar ofertas customizadas. Assista aqui.

7. The making (and marketing) of Mastercard

Raja Rajamannar, CMO da Mastecard, apresenta sua visão sobre como marcas icônicas deveriam ser construídas e conta como ele vem aplicando esse pensamento na marca Mastecard. Assista aqui.

8. Building the next great ad empire

Sir Martin Sorrel, Chairman da S4 Capital, conta sobre a sua jornada para construir um novo modelo de agência preparada para a era digital e prega que agilidade, entendimento do ecossistema digital e eficiência são os 3 elementos-chave para essa construção. Assista aqui.

9. Designing your brand to disrupt

Daniel Grieder, CEO da Tommy Hilfiger, conta como está usando tecnologia e inovação para digitalizar a sua cadeia produtiva, reduzir fricção pro consumidor e se manter relevante na era digital. Assista aqui.

10. Evolution from keyword searches to ai-enabled conversations

Rohit Prasad, VP & Head Scientist da Amazon, é o grande nome por trás da Alexa e fala sobre como os avanços da automatização da comunicação vão permitir criar experiências de consumo cada vez mais personalizadas e em escala. Assista aqui.

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