Publicidade

Comunidade: ninguém salvará o mundo sozinho

O WebSummit é sobre como a tecnologia pode ser aplicada com propósito e isso invariavelmente nos convida a ações imediatas


6 de novembro de 2019 - 11h24

“A esperança para o futuro vem da colaboração”, afirmou Katherine Maher, CEO da Wikipedia (Crédito: David Fitzgerald )

O WebSummit começou tão intenso que parece que já estamos imersos nele há mais de uma semana.

Antes mesmo que os portões se abrissem, a cidade já estava tomada por uma verdadeira legião estrangeira em busca de respostas e de ainda mais perguntas – e o grande segredo para aproveitar uma semana como essa é estar aberto e se inspirar.

Centenas de eventos tomaram conta da cidade em um calendário não oficial, seja pela incrível capacidade de aglutinação dos “startupeiros” que se organizam em uma série de eventos em busca de conhecimento e processos que possam acelerar suas jornadas, seja por executivos ávidos a intensificar seus processos de atualização e reciclagem, no mais efetivo método de aprendizagem, ou mesmo uma espécie de corrida em busca de oportunidades entre empreendedores das mais diversas nacionalidades (seja pela visibilidade que o evento trás, seja pelo benefícios vislumbrados no governo Português).

Entre essas atividades podemos destacar um projeto incrível em parceria com uma escola de código portuguesa que levará ao Brasil um método de estudo para desenvolvedores de fácil aprendizagem e uma comunidade que busca reunir os empreendedores do ecossistema de língua portuguesa, as PALOP.

Mas foi mesmo dentro dos 5 pavilhões do evento que o conteúdo mostrou sua força. O dia começou em alta com uma brilhante exposição do CEO da Verizon, Ronan Dunne, que tirou o 5G das conversas de evolução da tecnologia da telecomunicação para colocá-lo como fiel da balança na 4ª revolução industrial, que irá viabilizar uma completa ruptura na vida das pessoas nos próximos anos. “Não é apenas mais um G. É algo revolucionário. Um dos pontos mais interessantes é a eficiência energética da tecnologia 5G: Estamos falando de apenas 10% em comparação com o 4G, uma verdadeira disrupção em nosso compromisso com a sustentabilidade em todo o planeta. Vai melhorar a eficiência energética em toda a cadeia de fornecimento de tecnologia”, dizia Dunne.

Reforçando o propósito da marca, exibiu um vídeo brilhante alertando que não há um planeta B, e convocando a todos a participarem do projeto Global Goal Live 2020, um evento com a participação de multinacionais que buscam extinguir a pobreza.

O dia seguiu promovendo reflexões com Barbara Copolla da Ikea, que apresentou o Furniture as a Service (FaaS) como um modelo para salvar o planeta trocando a produção em escala de móveis pelo aluguel de acordo com a necessidade do cliente, lembrando sempre que a evolução do consumer centric é no fim human centric e tem o propósito de um mundo melhor, chegando a se emocionar.

Conforme mencionei acima, um grande grupo de executivos buscam aqui sua reciclagem e assim foram provocados por Meagen Eisenberg, da Trip Actions. “Estar sempre disposto a aprender continuamente é um pressuposto. Quais são suas fontes? O que você está lendo, com quem está falando e que tipo de meios você usa para adquirir mais conhecimento?” Abrindo o debate sobre o “O que é preciso para ser um CMO moderno?”.

O dia dentro na Feira de Lisboa se encerrou – abrindo uma animada noite de descompressão e conversas – com um dos talks mais esperados do dia, a CEO da Wikipedia, Katherine Maher, que emocionada trouxe um discurso baseado na busca por propósito de que o conhecimento pode fazer o mundo melhor, destacando que grandes ideias levarão a humanidade a superar atual crise de confiança que estamos vivendo, como ao final convocou a todos: “Podemos virar o paradigma ao contrário. Todos estamos nesta sala porque acreditamos no poder das grandes ideias e por meio delas vamos ter a próxima grande mudança que vai impactar todo o mundo, mas nenhum de nós salvará o mundo sozinho, mudar o mundo não é salvá-lo. A esperança para o futuro vem da colaboração. Vamos nos unir e construir juntos”.

Foi apenas o primeiro dia de muito aprendizado e reflexão. O WebSummit é sobre como a tecnologia pode ser aplicada com propósito e isso invariavelmente nos convida a ações imediatas.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • barbara coppola

  • katherine

  • meagen eisenberg

  • ronan dunne

  • ikea

  • trip actions

  • verizon

  • wikipedia

  • 5g

  • conteúdo

  • palop

  • startups

  • tecnologia

  • telecomunicação

  • web summit 2019

Patrocínio