Publicidade

Quem vai mudar o mundo, o 5G ou o G?

Existem mudanças mais importantes que as trazidas pela tecnologia são aquelas que acontecem dentro da gente, quando decidimos empreender, aprender ou simplesmente cuidar melhor do planeta


5 de novembro de 2019 - 9h03

(Crédito: LuckyVector/ iStock)

Hoje durante a abertura do Web Summit 2019, a apresentação do presidente da Huawei sobre como o 5G vai mudar o mundo realmente impressionou.

Fábricas monitoradas por robôs, capacetes de trabalhadores com realidade virtual real time auxiliando nas manutenções, e até diagnóstico precoce de doenças oculares em crianças, o Track AI, que usa celulares com sensores eye-tracking e inteligência artificial. E não é que o 5G já é realidade em mais de 20 países e em mais de 40 operadores de telefonia?

Eu tive a oportunidade de ver uma demonstração da empresa em fevereiro durante o Mobile World Congress, sobre como uma cidade inteligente e conectada com o 5G poderia combater um incêndio, envio de drones para identificação da extensão dos danos e número de vitimas, alertas para hospitais e médicos da região, reorganização do trânsito, semáforos e bombeiros, alteração das placas de sinalização da cidade e aviso a população local, tudo coordenado como uma orquestra afinadíssima.

Bom, então o 5G vai mudar o mundo? Sim, talvez, certamente, mas antes de ouvir o CEO da Huawei, a abertura do evento contou com a apresentação de pitchs de startups, foram várias, e ouvindo-as fiquei tentada a acreditar que o quê realmente vai mudar o mundo é o G, de gente!

Das iniciativas apresentadas, várias delas, estão focadas em prestar serviços aos micro ou pequenos empreendedores, gente que monta seu negócio, que trabalha em casa ou de qualquer lugar do mundo, os famosos nômades digitais. A nova economia tem gerado novos tipos de trabalho e estes trabalhadores têm gerado novas demandas e o mercado está aí para oferecer-lhes serviços, e assim a roda gira e gira, mudando o mundo.

Por fim, ao ouvir a discussão do painel final sobre as iniciativas, tecnológicas ou não, para os problemas relacionados a água, seja seu desperdício, tratamento ou como ter acesso a água, ficou óbvio que sem G não tem mudança, e que existem mudanças mais importantes que as trazidas pela tecnologia, são aquelas que acontecem dentro da gente, quando decidimos empreender, aprender ou simplesmente cuidar melhor do planeta.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • huawei

  • 5g

  • eye-tracking

  • mobile world congress

  • nova economia

  • realidade virtual

  • robótica

  • startups

  • web summit 2019

Patrocínio