Crise de confiança? Propósito e poder compartilhado
CEO da fundação Wikipedia, Katherine Maher busca solução para problemas globais como aquecimento global e desigualdade em sua experiência com computação aberta
CEO da fundação Wikipedia, Katherine Maher busca solução para problemas globais como aquecimento global e desigualdade em sua experiência com computação aberta
Salvador Strano
5 de novembro de 2019 - 14h56
Na edição global mais recente da pesquisa Trust Barometer, a Edelman apontou que apenas uma em cinco pessoas acredita que o sistema trabalha a seu favor. Aliado a isso, há uma distância crescente entre o público considerado bem informado, que confia mais em instituições e empresas, e a massa da população — que possui altas taxas de desconfiança.
Para Katherine Maher, CEO da Wikipedia, a solução para a crescente desconfiança seria ir no caminho contrário de grandes empresas de tecnologia e seu mote “quebrar coisas e construir rápido”. Na visão da executiva, essa mudança de abordagem em busca de construções sólidas ajudaria, também, a solução de problemas como o aquecimento global e a desigualdade de renda.
“Confiança é a infraestrutura invisível que permite ao nosso sistema global funcionar. A crise de confiança não é uma inconveniência. É uma ameaça existencial real”, afirma a executiva. Para Maher, sua experiência na plataforma de conhecimento aponta para três caminhos que podem reafirmar a confiança social necessária para a manutenção dos sistemas.
Em primeiro lugar, seria necessário conexões através de propósito. Entre os editores voluntários da plataforma, a resposta mais recorrente do porquê eles atuarem dentro do site é que o conhecimento torna o mundo melhor. Em segundo lugar, é necessário tornar a experimentação viável para diversos agentes. Neste ponto, o Wikipedia busca tornar a edição de sua plataforma o mais simples possível, com apenas algumas linhas de códigos que podem ser alteradas dependendo da situação.
Por último, é necessário compartilhar o poder. “Por séculos, o conhecimento era criado e mantido entre os que estavam no poder. No Wikipedia, qualquer pessoa pode falar o que conhecimento é ou deve ser. Requer a capacidade de entender que ninguém individualmente possui as respostas”, finaliza.
Veja também
A palavra que nunca foi dita
Entre FOMO, JOMO, enchurrada de buzzwords, legalzices, Aha’s! e as minhas tentativas de onipresença, me dei conta que uma palavra não deu as caras na Altice Arena: “concorrente”
Amigão, faz o simples
Depois disso sim, invente e reinvente para sempre. Posicione cada entrega como um produto. Arrisque, teste, erre, evolua, complique. E simplifique novamente