Meio&Mensagem
Publicidade

Crise de confiança? Propósito e poder compartilhado

CEO da fundação Wikipedia, Katherine Maher busca solução para problemas globais como aquecimento global e desigualdade em sua experiência com computação aberta

Salvador Strano
5 de novembro de 2019 - 14h56

Conexões através de propósito podem ajudar a re-estabelecer a confiança das pessoas nas instituições e empresas (Crédito: reprodução)

Na edição global mais recente da pesquisa Trust Barometer, a Edelman apontou que apenas uma em cinco pessoas acredita que o sistema trabalha a seu favor. Aliado a isso, há uma distância crescente entre o público considerado bem informado, que confia mais em instituições e empresas, e a massa da população — que possui altas taxas de desconfiança.

Para Katherine Maher, CEO da Wikipedia, a solução para a crescente desconfiança seria ir no caminho contrário de grandes empresas de tecnologia e seu mote “quebrar coisas e construir rápido”. Na visão da executiva, essa mudança de abordagem em busca de construções sólidas ajudaria, também, a solução de problemas como o aquecimento global e a desigualdade de renda.

“Confiança é a infraestrutura invisível que permite ao nosso sistema global funcionar. A crise de confiança não é uma inconveniência. É uma ameaça existencial real”, afirma a executiva. Para Maher, sua experiência na plataforma de conhecimento aponta para três caminhos que podem reafirmar a confiança social necessária para a manutenção dos sistemas.

Em primeiro lugar, seria necessário conexões através de propósito. Entre os editores voluntários da plataforma, a resposta mais recorrente do porquê eles atuarem dentro do site é que o conhecimento torna o mundo melhor. Em segundo lugar, é necessário tornar a experimentação viável para diversos agentes. Neste ponto, o Wikipedia busca tornar a edição de sua plataforma o mais simples possível, com apenas algumas linhas de códigos que podem ser alteradas dependendo da situação.

Por último, é necessário compartilhar o poder. “Por séculos, o conhecimento era criado e mantido entre os que estavam no poder. No Wikipedia, qualquer pessoa pode falar o que conhecimento é ou deve ser. Requer a capacidade de entender que ninguém individualmente possui as respostas”, finaliza.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • katherine maher

  • edelman

  • wikipedia

  • confiança

  • governo

  • mídia

  • sustentabilidade

  • tecnologia

  • trust barometer

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”

Patrocínio